5/09/2006

A sida





O que é a SIDA?

A SIDA é uma doença provocada por vírus designados por HIV1 e HIV2. Esse vírus invade e destrói certo tipo de células do sangue, que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra infecções e contra tumores. Esta doença provoca uma diminuição total da capacidade do nosso organismo de resistir a infecções, mesmo das mais simples, tornando-as assim tão graves e tão difíceis de tratar que acabam por conduzir à morte. NOS DOENTES INFECTADOS O VÍRUS ENCONTRA-SE NO SANGUE.

A SIDA não se transmite através de...

Aperto de mão
Tosse ou espirro
Louça
Conversa
Beijos
Amizade

Mas transmite-se através de ...

O vírus HIV para produzir a doença no seu processo normal de desenvolvimento tem que ter acesso e entrar na corrente sanguínea do nosso corpo. Quando no exterior o vírus morre rapidamente, em poucas horas. Nestas condições as formas de transmissão mais importantes são:

Sangue
Injecções na veia
Relações sexuais

Gravidez:

A mulher infectada pode transmitir SIDA aos seus filhos. A transmissão mais frequente é feita durante o período de gestação em que o sangue da mãe vai circular no feto,através da placenta.

AVISO: EM TODOS OS PAÍSES NASCEM CRIANÇAS COM SIDA, FILHOS DE PAIS QUE, NÃO SABENDO QUE ERAM PORTADORES DA DOENÇA, CONDENARAM INEVITAVELMENTE OS SEUS FILHOS.

Curiosidade:
A palavra SIDA é formada pelas primeiras letras de uma situação clínica muito grave, designada por SÍNDROMA DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA.

.

Resumo de um trabalho realizado em Área de Projecto por:

Mónica, Eduardo L, Rui, Rogério, Cátia

1 Comments:

Anonymous Anônimo saida...

O nosso trabalho!
Grande ideia!
Beijocas,
Mónica

terça-feira, 09 maio, 2006  

Postar um comentário

<< Home